sábado, 21 de setembro de 2013

Dadaísmo

O Dadaísmo saiu do Cabaret Voltaire, um clube noturno de Zurique, e influenciou a arte em todo o mundo. O movimento foi formado por escritores, poetas e artistas plásticos. Sua importância está na atmosfera de confusão e desafio que desencadeou. O movimento abolia a organização e a postura racional, semeando uma arte espontânea e gratuita, pautada pela falta de sentido. Um de seus principais representantes foi Tristan Tzara, um poeta judeu. Depois do início da 1ª Guerra Mundial, esta cidade havia se convertido em refúgio para gente de toda a Europa. Ali se reuniram pessoas de várias escolas como o cubismo francês, o expressionismo alemão e o futurismo italiano. Isto confere ao dadaísmo a particularidade de não ser um movimento de rebeldia contra uma escola anterior, mas de questionar o conceito de arte antes da 1ª grande guerra.
O movimento artístico conhecido como Dadaísmo surge com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se, portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário, visto que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. O dadaísmo é uma ideologia total, usada na forma de viver e como a absoluta rejeição de todo e qualquer tipo de tradição ou esquema anterior. É contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal. Os adeptos deste movimento promovem uma mudança, a espontaneidade, a liberdade da pessoa, o imediato, o aleatório, a contradição, defendem o caos perante a ordem e a imperfeição frente à perfeição.
Dadaísmo  é um movimento que provém da palavra francesa dada, que significa cavalo de madeira. Todavia, seu sentido para o movimento artístico representa exatamente a falta de sentido que pode ter a linguagem. Foi estabelecido que o termo seria utilizado para representar um movimento artístico de tal maneira que simbolizasse sua irracionalidade. Era uma manifestação contrária aos padrões de arte da época e ao progresso que havia levado à Primeira Guerra Mundial. O movimento teve origem em Zurique, na Suíça, no ano de 1916, mas, gradativamente, se alastrou por importantes cidades europeias como Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver e Paris. Mais tarde, chegou, inclusive, a cruzar o Atlântico e ser representado na cidade de Nova York.
Características principais
do dadaísmo:
- Irreverência artística;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário