quinta-feira, 6 de junho de 2013

Impressionismo

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX(mais especificamente em 1874). Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna, foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista.
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu cotidiano.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas “enche” os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas. O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”(nascer do Sol, 1872), de Monet, um dos principais artistas do movimento, além de Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Edgar Degas, Paul  Cézanne, Gustave Caillebotte, Mary Cassatt, Eugène Boudin, Berthe Morisot, etc.
No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.

Características do impressionismo nas artes plásticas:

Características do impressionismo na música:

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Composições que buscam retratar imagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
- Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
- Valorização da decomposição das cores;
- Melodias sensuais e etéreas.
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.



Principais artistas impressionistas e suas obras:
- Claude Monet: Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu,  Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.





<-Quadro: Mulheres no Jardim

 - Edgar Degas: Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina, A Aula de Dança.





<-Quadro: A Aula de Dança



 - Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de La Galette, Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita. 
^Quadro: Odalisca


 - Édouard Manet: Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet,  O homem morto,  A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pífano, A execução de Maximiliano,  Retrato de Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto.



<-Quadro: A ninfa surpresa


Principais músicos impressionistas e suas obras principais:
- Claude Debussy: Prelúdio à Tarde de um Fauno, Estampes, Trois Images, La Mer, Sonata para Piano e Violino.
- Maurice Ravel: Jeux d'Eau, Bolero, Concerto para Piano em Sol Maior, Quateto de Cordas em Fá Maior, Rapsódia Espanhola.

Principais pintores impressionistas brasileiros:
 - Eliseu Visconti: Mamoeiro, Dia de Sol, Na Alameda Teresópolis, Moça no Trigal.






<-Quadro: Moça no Trigal



 - Almeida Júnior: O Violeiro, Moça com livro, Arredores do Louvre, Fuga para o Egito, O descanso do modelo, Leitura, A Partida da Monção.




<-Quadro: Moça com Livro


- Henrique Cavalleiro: A parisiense, Jardim de Luxemburgo e Nu.







<-Quadro: A Parisiense


- Vicente do Rego Monteiro: Vaso de Flores, Wilma, Dida, Mulher Sentada, Mulher com bola vermelha.







<-Quadro: Mulher Sentada



Nenhum comentário:

Postar um comentário