terça-feira, 14 de maio de 2013

Floresta da tijuca- relações entre os seres vivos


Introdução
A Floresta da Tijuca localiza-se no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Integrante do Parque Nacional da Tijuca (3 972 hectares) é a terceira maior área verde urbana do Brasil, atrás apenas do Parque Estadual da Cantareira (7.916,52 hectares) e do Parque Estadual da Pedra Branca (12 500 hectares).

Ciclos Biogeoquímicos
O trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam o que chamamos de ciclo biogeoquímico. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (“bio”) e o ambiente geológico (“geo”), onde intervêm mudanças químicas. Em qualquer ecossistema existem tais ciclos.
Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.

Relações entre os seres vivos
1-HARMÔNICAS (Não existe prejuízo para nenhuma das espécies consideradas e há benefício pelo menos para uma delas).
1.1_INTRAESPECÍFICAS (Homotípicas):
1.1.1_COLÔNIAS- Organismos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente unidos entre si.
1.1.2_SOCIEDADES- Associação de indivíduos que não estão unidos e formam uma organização social. Ex.: abelhas e formigas.
1.2_INTERESPECÍFICAS (Heterotípicas):
1.2.1_PROTOCOOPERAÇÃO- As duas espécies se beneficiam; não é indispensável à sobrevivência. Ex: anu e gado.
1.2.2_MUTUALISMO- Associação íntima com benefícios mútuos; é necessária à sobrevivência das espécies que não podem sobreviver isoladamente. Ex: líquenes (algas e fungos), cupins e protozoários.
1.2.3_COMENSALISMO- Uma espécie, chamada comensal, se beneficia, enquanto a outra, chamada hospedeira, não leva qualquer vantagem. Ex: tubarão e rêmora.
1.2.4_INQUILINISMO- Uma espécie (inquilino) procura abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro). Ex: epífitas e árvores.

2-DESARMÔNICAS (Benefício para um e prejuízo para outro)
2.1_INTRA-ESPECÍFICAS (Homotípicas):
2.1.1_CANIBALISMO- Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie. Ex: aranhas.
2.2_INTERESPECÍFICAS (Heterotípicas):
2.2.1_PARASITISMO- Uma espécie (parasita) vive na superfície ou interior do corpo de outra (hospedeiro), absorvendo alimentos. Ex: lombrigas e pulgas.
2.2.2_PREDATISMO- Predador é o indivíduo que ataca e devora outro, chamado presa, de espécie diferente. Ex: carnívoros.
2.2.3_AMENSALISMO- Uma espécie (amensal) é inibida no crescimento ou reprodução por substâncias secretadas por outra espécie (inibidora). Ex: maré vermelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário