terça-feira, 14 de maio de 2013

Sófocles


Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, junto com Eurípedes e Ésquilo. Viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas.
Filho de um fabricante de armaduras, chamado Sófilo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes atenienses, ou seja, valorizando os aspectos culturais, principalmente na parte artística, onde demonstrava talento musical. Tornou-se amigo de Péricles e exerceu cargos oficiais.  Ainda na juventude, dirigiu um coral de crianças, formado para comemorar a vitória ateniense na batalha de Salamina (480 a.c).
No ano de 468 a.C, aos 28 anos de idade, participou de um concurso de arte dramática, em que venceu Ésquilo. Porém, foi derrotado, num concurso realizado em 441 a.C, por outro importante dramaturgo da época, Eurípedes. Durante a vida ganhou vários concursos ligados ao teatro e obteve justo reconhecimento da sociedade por seu talento na criação de sátiras e tragédias.
Foi um dos tesoureiros escolhidos (442 a. C.) para recolher e administrar o dinheiro dos tributos pagos pelas cidades que integravam a liga de Delos. Foi eleito (444 a. C.) um dos dez estrategistas, altos chefes militares do Exército ateniense, como colaborador de Péricles, e também foi um dos dez proboulos, conselheiros responsáveis por organizar a recuperação de Atenas após a terrível derrota em Siracusa, na Sicília.
Importância para o teatro grego
A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.
Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral.

Principais obras de Sófocles
De acordo com historiados, escreveu, em grego, 123 peças de teatro para a competição dramática anual das festas dionisíacas e obteve 24 vitórias, constando que a primeira vitória foi aos 18 anos (468 a. C.), sendo este o marco inicial de uma carreira de sucesso. Porém, com o passar dos tempos, somente sete peças sobreviveram até nossos dias. São elas:

- Ajax (450 a. C.),
- Antígona (441 a. C.),
- Édipo Rei (431 a. C.), considerada sua obra-prima,
- Elektra (425 a. C.),
- As Traquíneas (420 a. C.),
- Filoctetes (409 a. C.)
- Édipo em Colono(401 a. C.), divulgada, pois, após sua morte. 

Frases de Sófocles:

-“Como é terrível conhecer, quando o conhecimento / não favorece quem o possui!”
-“Não existe testemunha mais terrível - acusador mais poderoso - do que a consciência que habita em nós.”
-“O pior não é morrer, mas ter de desejar / a morte e não conseguir obtê-la.”
-“Só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é o Amor.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário